domingo, 8 de maio de 2011

Incapacidade de simbiose.

- Sei lá... acho que por mais canceriana que eu seja, nunca fui freqüentadora do clube das pessoas simbióticas que adoram misturar seus mundos entre si, e no final perder as contas de quem é quem, confundindo-se rotineiramente sem se dar conta da anulação que isso trás. Mas não me entenda mal meu bem, por favor, não estou a dizer que devemos ser o tempo todo seres racionais e calculistas, a ponto de não se permitir ser atingido pelas pessoas. Mas poxa!!!! As pessoas não percebem que essa fusão de mundos não é realmente necessária? Será que a autenticidade simplesmente perdeu todo valor, e a menos que os mundos se fundam e se confundam, ninguém acreditará na veracidade de qualquer sentimento que esteja sendo esboçado? E afinal, quem precisa acreditar se não quem está a construir esse universo paralelo? Isso! Exatamente isso. Sejamos paralelos, não fundidos um na personalidade do outro, na persona alheia. Se nos fundimos perdemos o encantos que nos aproximou, a variação que nos atrai, a curiosidade pelo novo, pelo que não é nosso. Percebe como isso é serio meu bem? Percebe como fins são pré-determinados pelo sufoco em que essa situação se transforma? Em como 'ser' o mundo do outro é agonizante? Em como ter nas mãos a responsabilidade pela felicidade alheia é pesado? Nós quantas vezes não conseguimos dar conta nem da nossa felicidade, nem do nosso mundo, nem do que somos e como somos, então por que inventar essa capacidade de fazer de dois, um, em vez de criar um terceiro, um novo mundo, um novo lugar pra se habitar, pra se conhecer e descobrir. Um mundo a ser decorado com sorrisos, lágrimas, sentimentos e sensações que pertence aos dois e não só à um. Então meu bem, o que eu estou querendo te dizer, é pra que você absorva sim, mas não sufoque. Que você faça o que sente vontade por quem tiver vontade de fazer, mas que não espere que ela te retribua semelhantemente na primeira oportunidade e nas demais. Pessoas são tão diferentes, e mais diferentes ainda são suas atitudes entre si, então porque cobrar aquilo que a pessoa não tem pra lhe oferecer? Porque massacrar alguém com expectativas que são suas, que foram elaboradas por você, e a outra pessoa nada mais tem haver com isso, do que um papel coadjuvante que deste a ela, e que sem perceber ela ate pode tentar interpretá-lo, mas com certeza quando se der conta de que não conseguirá, abrirá mão. Eu não gosto de ser metade. Quero sempre ser eu mesma, por mais difícil e árduo que seja isso. E assim como quero a mim inteira, espero que as pessoas venham a mim por inteiro e não fracionadas.

- Entende o que estou querendo dizer, meu bem?


Um comentário: