terça-feira, 14 de junho de 2011

A carta dentre tantas.


"Soberana e alta Senhora!
O ferido do gume da ausência, e chagado nas teias do coração, dulcíssima Dulcineia de Toboso, te envia saudar, que a ele lhe falta.
Se a tua formosura me despreza, se o teu valor me não vale, se os teus desdéns se apuram com a minha firmeza, não obstante ser eu muito sofrido, mal poderei com estes pesares, que, alem de muito graves, já vão durando em demasia.
O meu bom escudeiro Sancho te dará inteira relação, ó minha bela ingrata, amada inimiga minha, do modo como eu fico por teu respeito. Se te parecer acudir-me, teu sou; e senão faz o que mais te aprouver, pois em acabar a minha vida terei satisfeito á tua crueldade e o meu desejo.
Teu ate à morte.
O Cavaleiro da Triste Figura.»
Miguel de Cervantes -in D. Quixote de la Mancha

"dulcineia del toboso é a amante idealizada ,representa a mulher ideal,mesmo que dulcineia del toboso não fosse santa nem fidalga,mas a mulher como ele desejava,a mulher que nunca existiu pra don quixote ,mas que ele imaginou para suaaventura de cavaleiro ,pois todo ocavaleiro tinha que ter uma dama,não é mesmo."

[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário